Wednesday, January 02, 2008

Órgão do Mar























Na costa de Zadar, uma cidade da Croácia,encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm em seu interior um interessante sistema de tubulações que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios. Criado em 2005 e ganhador do prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space), o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original que traz muita paz. O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol,o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade. Zadar é uma bela cidade litorânea da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial. A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento. Veja a estrutura interna das 'escadas'. O detalhamento das cordas e notas musicais que somadas a energia das ondas criam sons. As lacunas no concreto servem para o Órgão 'respirar'e também para levar os sons criados nas tubulações. Ouça aqui.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

sea orgasm

16:09  
Blogger p said...

bué-da-fish.

17:03  
Blogger barb michelen said...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

04:57  
Anonymous Anonymous said...

barb michelen, a primeira blogger-spammer que eu tive notícia.

10:07  
Blogger ana clau wicher said...

barb gosta de barbi. ;-)

11:18  
Blogger PixMagazine said...

o orgão do mar...
incrível!

23:58  
Anonymous CresceNet said...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

04:47  

Post a Comment

<< Home

.